Como negociar – Preço

Clube de Negociadores - como-negociar-preco

Não reduza preço: agregue valor nas negociações

Que negociar é uma habilidade fundamental para empreendedores, ninguém duvida. Mas como fugir da armadilha de conquistar rapidamente clientes mediante desconto e aprender a negociar sem reduzir preços? é o que vamos mostrar neste artigo!

No  Clube de Negociadores, ensinamos que a PERCEPÇÃO DE VALOR é crucial para o sucesso nos negócios. Vamos explorar como agregar valor e evitar cortes de preço:

Conheça o seu valor: isso começa na fase da Preparação

  • Antes de qualquer negociação, compreenda profundamente o valor oferecido pelo seu produto ou serviço. Ele é muito maior do que as características técnicas, sendo fundamental destacar os BENEFÍCIOS tangíveis e intangíveis para os clientes. Lembre-se que o Ser Humano, em linhas gerais, compra pela EMOÇÃO e se justifica usando a RAZÃO. Dessa forma, venda benefícios – e não características.
  • Dessa forma, use estudos de caso, depoimentos e dados concretos para embasar sua argumentação. Gatilhos mentais como da Prova Social e Autoridade auxiliam demais nessa tarefa!
  • Um ótimo exemplo disso é a Apple: mais do que vender computadores / smartphones, ela oferece uma experiência única associada à inovação, qualidade e status. Absolutamente TUDO em seus produtos – desde a publicidade até o mero ato de abrir uma caixa e retirar a película de proteção da tela remete às emoções. Dessa forma, Steve Jobs educou o mercado sobre o significado de possuir um produto Apple.

Ancoragem: percepção de VALOR e espaço para barganhas

  • Estabeleça uma âncora (preço inicial alto) para todas as futuras negociações. Dessa forma, além de você comunicar o valor de seu produto ou serviço, caso o desconto seja imprescindível para o fechamento do negócio, a redução ainda estará dentro de uma margem confortável.
  • Além disso, evite que o preço seja a única questão a ser discutida. Agregue outras, de acordo com a necessidade do seu cliente, retendo com você aquelas que agreguem maior valor para o cliente – e margem para você.

Contraste: tática poderosa que altera a percepção

O cérebro humano usa referências para efetuar comparações e tirar conclusões. Uma forma de empregar essa característica humana ao seu favor é oferecer um parâmetro claro que altere a percepção de valor do seu produto.

  • Quer um exemplo? pode-se oferecer uma versão básica de um determinado produto e, em seguida, uma versão top por um preço ligeiramente superior. Isso nada mais é do que a aplicação da tática do contraste, onde a versão inferior serve apenas como referência  para ressaltar o valor superior entregue pela mais completa.

Proponha opções que gerem valor

  • Se a redução de preço for inevitável, ofereça o caminho de receber algo em troca – por exemplo, contratos de longo prazo, volume maior de compra ou serviços adicionais.

Desenvolva alternativas

  • Cultive sua autonomia decisória para sair do jogo de “puxa-empurra” de preços.  Assim, vale lembrar que um dos caminhos para fazer isso é desenvolver alternativas, o que lhe permitirá abandonar uma negociação que não atende às suas expectativas de valor. No ecossistema inovador do Vale do Silício, essa competência é vista como um diferencial crítico para o sucesso.

Empregue táticas com efeito de desejado de acelerar a negociação

  • A criação de urgência (por tempo ou escassez) se mostra muito eficiente para impulsionar decisões rápidas e vantajosas, sem a necessidade de diminuir preços. Por conseguinte, ações como oferecer prazos limitados e/ou pequenas quantidades em condições exclusivas são cruciais para motivar a ação imediata do cliente.
  • Um bom exemplo é o que acontece nas promoções das fábricas de automóveis: em épocas de promoção, elas oferecem descontos especiais até uma determinada data, sendo eles sujeitos à disponibilidade de estoque. Assim, além de usar o gatilho da escassez, geram o sentido de urgência e competição.

Lembre-se que negociar é uma ARTE

  • Como toda arte, ela requer conhecimento multidisciplinar e precisa ser desenvolvida. No Clube de Negociadores, aprendemos que negociadores de sucesso são aqueles que dominam habilidades técnicas, comportamentais e têm confiança para sustentar o valor de suas propostas.

Dessa forma , quando confrontado, lembre-se dessas dicas e use-as para transformar a situação a seu favor, garantindo que todos os envolvidos saiam ganhando. Negocie e não reduza o preço. De quebra, você se valoriza e preserva a sua imagem e o valor do negócio! 💼🤝📈

Vaja também: Como renegociar contratos em tempo de crise.

Tem algum comentário em relação a esse tema? Conte pra gente!

Qual a probabilidade de você recomendar este post?

Deixe sua avaliação!

Classificação média 4.9 / 5. Recomendação: 23

Seja o primeiro a avaliar esse conteúdo.

Que pena que não gostou do conteúdo!

Deixe-nos melhorá-lo!

O que podemos melhorar para deixar você feliz?

Compartilhe nas redes:

Aproveite a PROMO de Black Friday 🔥 40% OFF 🔥

Logo Clube Assinatura
dias
horas
min
seg

Conteúdos relacionados

Torne-se membro do Clube e tenha acesso à

Jornada do NEGOCIADOR

Diagnóstico de perfil

Conheça
seu Perfil de Negociação

Realize o questionário gratuitamente e veja como seu estilo para lidar com conflitos afeta o resultado de suas negociações.  

Logo Clube de Negociadores

Falta pouco para você adquirir seu exemplar...

Aceitação(obrigatório)