fbpx

Biblioteca de Negociação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

0
(0)

Conselhos de Negociação para Consumidores

Em uma negociação de preços, você, como consumidor, geralmente tem mais poder de negociação do que imagina. Para economizar dinheiro ao negociar sua próxima compra, siga estas seis estratégias, como conselhos de negociação.

1. Explore suas alternativas.

Às vezes, a oportunidade para negociar o preço, também chamada de negociação distributiva, surge de uma hora para outra, mas na maioria das vezes é aconselhável uma preparação minuciosa.

Suponha que sua TV deixe de funcionar na véspera do jogo da copa. Antes de entrar na loja de eletrônicos mais próxima para comprar uma nova, reserve um tempo para fazer a mesma investigação que faria se estivesse que comprar uma casa ou um carro. Comece analisando detalhadamente sua BATNA (ou melhor alternativa para um acordo negociado) – Essa é a alternativa que deve escolher caso a negociação termine em um impasse. No caso de uma televisão, sua BATNA pode ser um preço baixo, sem pechincha, de um varejista ou pode ser enviar ao conserto sua TV atual.

Saber o que você fará se não conseguir um fechar bom negócio aumenta o seu poder de influência. Este é um dos melhores conselhos de negociação. Seu BATNA também ajuda a calcular seu valor-limite, o preço mais alto que você estaria disposto a pagar na negociação.

2. Avalie suas alternativas.

Descobrir o valor-limite da outra parte é a chave para saber até onde você pode empurrar sua proposta em uma negociação distributiva. Comece considerando o BATNA da outra parte: o que ela fará se não conseguir fechar a venda com você?

Você pode ser capaz de julgar quão desesperada a outra parte está para fechar um acordo pela quantidade de pessoas que entram na loja ou pesquisando sua situação financeira. Geralmente, quanto pior o negócio, mais disposta será a empresa de pechinchar com você e oferecer um preço que atenda às suas necessidades. Estude as políticas referentes a descontos, devoluções e garantias. Você pode até mesmo fazer sua pesquisa na loja, pois as etiquetas de inventário geralmente indicam quanto tempo um item está nas prateleiras. Um vendedor pode estar mais disposto a negociar o preço de uma mercadoria se ela já estiver encalhada e no estoque há algum tempo.

3. Definir o estágio para o sucesso.

Inicie sua negociação com antecedência ou no final do dia, quando as lojas costumam estar mais clamas, e no final do mês, quando os vendedores podem estar especialmente ansiosos para cumprir as metas de venda. Em cadeias de lojas, onde a equipe de vendas regular pode não ter o poder de pechinchar, talvez seja necessário abordar um gerente. Traga informações atualizadas sobre os preços dos concorrentes (seu BATNA). Seja educado e cordial durante a negociação de preços e esteja disposto a aceitar um não como resposta. Finalmente, como as lojas normalmente pagam taxas sobre compras com cartão de crédito, lembre-se de que os vendedores podem estar mais dispostos a negociar se você se oferecer a pagar em dinheiro.

4. Faça a primeira oferta.

Depois de discutir os prós e contras de seu item desejado, o vendedor pode oferecer um desconto sem qualquer aviso. Se não, abra a negociação: “Posso comprar essa TV pela Internet, neste final de semana, a um preço muito mais baixo. Podemos trabalhar juntos para chegar a um acordo?”

Se o vendedor estiver disposto a negociar o preço, e se você tiver um forte senso da ZOPA (zona de possível acordo), você estará pronto para fazer uma oferta: “Você pode bater o preço da Amazon.com? Eu posso pagar em dinheiro, a propósito. “Como você mostrou que fez a lição de casa, é provável que ele veja sua oferta como justa e razoável.

5. Insistir na Reciprocidade.

Em seguida, você entra na dança de concessões que acompanha a primeira oferta de cada parte. Durante toda a negociação de preços, mantenha seu BATNA em sua mente. Saber que tem uma boa alternativa se a negociação não der certo ajudará você a permanecer calmo e racional.

É um erro grave fazer uma concessão não recíproca em uma negociação distributiva. Negociadores experientes usam táticas para atrasar a negociação e insistem em receber uma concessão em troca. Se nenhuma concessão for feita pela outra parte, agradeça ao vendedor por seu tempo. A simples sugestão de que você está prestes a ir embora poderia inspirá-lo a fazer uma contraproposta.

6. Explorar os interesses adicionais.

Embora o preço possa ser a questão mais importante em jogo na negociação, você poderia melhorar o acordo para ambos os lados discutindo outras questões, como entrega, financiamento e a possibilidade de fazer novos negócios no futuro. Você pode abrir essas opções por meio de perguntas diretas ou fazendo concessões vinculadas a ações específicas da outra parte.

Deixe seus conselhos de negociação

Que outros conselhos de negociação você acrescentaria para conseguir um bom negócio em uma negociação de preço?

Qual a probabilidade de você recomendar esta atividade?

Deixe sua avaliação!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esse coteúdo.

Você gostou deste conteúdo?

Compartilhe-o com seus amigos!

Que pena que não gostou do conteúdo!

Deixe-nos melhorá-lo!

O que podemos melhorar para deixar você feliz?

Roteiro do Artigo

Próximos Eventos

  1. Negociação para Operadores de Direito

    29 setembro @ 19:30 - 20:30 -03
  2. Curso de Fechamento de Vendas

    6 outubro - 3 novembro
  3. Gestão de Emoções em Vendas

    6 outubro @ 17:00 - 18:00 -03
Pesquise por Categoria
Inscrever-me
Notifique-me
0 Comentários
0
Seu comentário é muito importante.x
()
x

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência possível em nosso website. Se continuar a navegar pelo Clube de Negociadores entenderemos que você está de acordo com seu uso.