Biblioteca Virtual

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

5
(2)

Zona de Possível Acordo

A Zona de Possível Acordo, ou ZOPA (Zone Of Possible Agreement), é o intervalo compreendido entre os valores-limites do comprador e do vendedor.

Zona de Negociação e Zona de Possível Acordo

A Zona de Negociação é o intervalo no qual pode ser colocada qualquer proposta, em uma mesa de negociação, sendo compreendida entre os valores de abertura de cada parte. A Zona de Possível Acordo normalmente é menor, compreendida entre o valor-limite de cada parte. 

Quando uma negociação é bem conduzida, seu fechamento deve ocorrer em algum ponto dentro da Zona de Possível Acordo, pois não faz sentido um vendedor negociar abaixo de seu valor-limite, ou um comprador pagar além de suas possibilidades.

Debriefing Carro Antigo
Zona de Negociação e Zona de Possível Acordo

Quanto mais próximos são os valores-limite de cada parte, mais difícil é o fechamento do acordo em uma negociação. Teoricamente, não deveria ocorrer nenhum acordo quando o valor-limite do vendedor fosse maior do que o valor-limite do comprador. 

O Excedente de Negociação

A Zona de Possível Acordo corresponde ao excedente da negociação. Esse é o valor a ser disputado pelas partes, em uma negociação distributiva. No exemplo da figura, o excedente é de 2 mil “dinheiros” (7.000 – 5.000 = 2.000). Se a negociação for fechada em 5.500 “dinheiros”, o excedente será dividido entre 500 para o vendedor 1.500 para o comprador. É exatamente isso o que caracteriza esse tipo de negociação como distributiva e a torna, por natureza, uma negociação do tipo ganha-perde. Se uma parte levar uma parcela maior do excedente, a outra levará necessariamente a menor.

Mas você pode se perguntar: “E se fecharmos no meio dos valores-limite?” A resposta pode ser formulada com outra pergunta: “Como podemos ter certeza de qua a outra parte fala a verdade em relação a seu valor limite?”

Gostou do conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil…

Compartilhe este conteúdo.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Roteiro do Artigo

Pesquise por Categoria

1
Deixe um comentário

1 Tópicos comentados
0 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais respondido
Comentário mais quente
1 Autores dos comentários
moisesdeaguiar Autores do comentário mais recente.
  Inscrever-me  
Mais novos Mais Antigos Mais votados
Notifique-me
moisesdeaguiar
Membro

Muito bom.

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência possível em nosso website. Se continuar a navegar pelo Clube de Negociadores entenderemos que você está de acordo com seu uso.