Tolerância e Estresse

Mindfulness

A tolerância costuma ser entendida como nossa capacidade de suportar o que acontece conosco, mas quando suportamos, é como se deixássemos aquilo que nos incomoda se acumular e nos reprimíssemos até não aguentarmos mais. Como se fossem colocando sacos de cimento nas nossas costas e não disséssemos quando parar até que estivéssemos soterrados.

Tolerar, no dicionário, significa ser indulgente ou condescendente. Ser indulgente significa ser capaz de perdoar e, ser condescendente é consentir, ou aceitar. Isso significa que tolerar o estresse não tem a ver com agredir a si mesmo. Tolerar não é simplesmente aumentar o volume de desafios até não aguentar mais. É, sim, ampliar sua energia e disposição para enfrentá-los e ainda ser capaz de manter seu bem-estar.

Acreditamos que é através do aumento do potencial, que vamos evitar o stress crônico e vencer os desafios deste mundo em constante mudança. Isso é possível se passarmos por uma fase curta de estresse, na qual aumentamos nossa capacidade de adaptação, resiliência, energia e criatividade, e então, entrarmos num período de recuperação, de descanso e assimilação.

A evolução da tecnologia, da intercomunicação imediata entre os seres humanos, a velocidade das inovações, transformações e disrupturas são resultado da intenção da humanidade de se auto-beneficiar, para vivermos melhor, produzirmos mais, alcançarmos mais felicidade e realização. Paradoxalmente, o ser humano se esqueceu de acelerar a aplicação de ferramentas que desenvolvessem as habilidades e os comportamentos responsáveis por produzir um grande bem estar mental, emocional e fisiológico.

Nós, como espécie, estamos desenvolvendo milhares de meios para o progresso do mundo em que vivemos, porém esquecemos de uma coisa: adotar as ferramentas que tornem nosso corpo e mente compatíveis com a velocidade do mundo à nossa volta.

Por que aumentar a tolerância ao estresse ao invés de reduzir o estresse?

Para que isso seja possível, precisamos desenvolver a power skill mais fundamental, a pedra fundamental de todas as outras power skills: o bem-estar mental. É através dela que vamos desenvolver as outras habilidades e comportamentos para prosperarmos, como pessoas e como profissionais, frente a este cenário rápido e complexo.

Como esta power skill foi negligenciada por muito tempo, o número de pessoas estressadas e incapazes de gerenciar o stress chegou a cerca de 90% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O estresse crônico tornou-se tão comum quanto seus principais sinais: a ansiedade, o cansaço físico e a irritabilidade. No entanto, muitas pessoas não detectam sinais e sintomas menos óbvios, como: “bossiness”, ou o comportar-se como “chefinho”, a compulsão alimentar, o tédio, a impotência em resolver problemas, a indecisão, a inabilidade para focar a mente, entre outros…

Hábitos e práticas diárias para promover bem-estar

Numa era de constante mudança, o que pode contribuir para melhorar a performance dos líderes é adotar hábitos, práticas diárias, que gerem bem-estar, como:

  • dormir pelo menos 7 horas por noite,
  • colocar pausas estratégicas ao longo do dia produtivo,
  • exercitar uma respiração consciente, profunda, pausada,
  • treinar meditação,
  • exercitar a presença ou mindfulness em tudo o que faz.

Acreditamos que é através do aumento do potencial, que vamos evitar o stress crônico e vencer os desafios deste mundo em constante mudança. Isso é possível se passarmos por uma fase curta de stress, na qual aumentamos nossa capacidade de adaptação, resiliência, energia e criatividade, e então, entrarmos num período de recuperação, de descanso e assimilação.

É assim que se desenvolve um atleta de alta performance, por exemplo.

Qual a probabilidade de você recomendar este post?

Deixe sua avaliação!

Classificação média 4.8 / 5. Recomendação: 5

Seja o primeiro a avaliar esse conteúdo.

Que pena que não gostou do conteúdo!

Deixe-nos melhorá-lo!

O que podemos melhorar para deixar você feliz?

Compartilhe nas redes:

Aproveite a PROMO de Black Friday 🔥 40% OFF 🔥

dias
horas
min
seg

Conteúdos relacionados

Domine a Arte da Negociação com o Livro Jogada de Mestre

As 48 mais poderosas táticas de negociação

Diagnóstico de perfil

Conheça
seu Perfil de Negociação

Realize o questionário gratuitamente e veja como seu estilo para lidar com conflitos afeta o resultado de suas negociações.

Falta pouco para você adquirir seu exemplar...

Aceitação(obrigatório)