Tática do Fato Consumado

Táticas de Negociação

Definição

A Tática do Fato Consumado consiste em criar um fato ou situação nova, que servirá como referência para as partes iniciarem ou retomarem o processo de negociação.

Como Funciona

Uma das partes, antes de iniciar o processo negocial ou diante de algo nele que lhe desagrade, toma uma ação e constrói uma nova realidade que lhe é favorável, ainda que a despeito dos interesses de sua contraparte. Em decorrência – e mesmo a contragosto – a contraparte se vê compelida a negociar, sendo que a nova realidade (favorável a quem se antecipou) torna-se o ponto partida das discussões.

A Tática do Fato Consumado funciona porque em determinadas situações, uma das partes se encontra impossibilitada de persuadir sua contraparte a negociar pontos julgados relevantes. Nesses casos, adotar uma ação prévia que atenda seus próprios interesses e que force a outra parte a se posicionar funciona como elemento de pressão, para provocar uma discussão, que será iniciada a partir de uma posição que lhe é favorável.

Funciona também quando uma das partes, detentora de grande poder de influência, deseja criar um fato novo para rediscutir acordos firmados que deixaram de lhe ser favoráveis. O foco: ainda que ocorra um recuo parcial, a posição final será mais vantajosa que a anterior.

Efeitos Desejados

Inicie a  jornada do negociador  para conhecer os efeitos desejados  desta tática!

Riscos em sua Aplicação

Inicie a  jornada do negociador  para conhecer os riscos do uso desta tática!

Casos de Uso da Tática do Fato Consumado

  1. Invasão das Malvinas pelas FFAA Argentinas (decisão do governo argentino de invadir militarmente a região, cuja posse – que era do Reino Unido – vinha sendo por eles questionada).
  2. Invasões de imóveis para forçar desapropriações.
  3. Medidas adotadas pelo governo Trump para forçar a rediscussão de diversos acordos firmados no passado.

Como Neutralizar a Tática do Fato Consumado

Inicie a  jornada do negociador  para saber como neutralizar esta tática!

Quer conhecer mais táticas?

Adquira agora mesmo o livro JOGADA DE MESTRE - As 48 mais poderosas táticas de negociação. O livro foi escrito pelo Grupo de Táticas do Clube de Negociadores: Francisco Guirado, Edilson Farias, Victor Mendes, M.Regina Xausa, Rochelle Jelinek, M.Eugênia Cruz e Nilton Maia.

Qual a probabilidade de você recomendar este post?

Deixe sua avaliação!

Classificação média 5 / 5. Recomendação: 4

Seja o primeiro a avaliar esse conteúdo.

Que pena que não gostou do conteúdo!

Deixe-nos melhorá-lo!

O que podemos melhorar para deixar você feliz?

Compartilhe nas redes:

Aproveite a PROMO de Black Friday 🔥 40% OFF 🔥

Logo Clube Assinatura
dias
horas
min
seg

Conteúdos relacionados

Torne-se membro do Clube de Negociadores e aproveite todas as vantagens

Diagnóstico de perfil

Conheça
seu Perfil de Negociação

Realize o questionário gratuitamente e veja como seu estilo para lidar com conflitos afeta o resultado de suas negociações.