Definição
Na Tática do Ataque Pessoal uma das partes desvia o foco do objeto por meio de ataques ou injúrias pessoais destinados a minar a autoridade, o caráter, a confiabilidade, a reputação ou o poder de influência da outra parte
Como Funciona
O negociador busca desviar o foco da discussão do objeto para a pessoa, ao atacar, injuriar, desvalorizar ou culpabilizar a outra parte e desestabilizá-la emocionalmente, para obter uma vantagem na negociação. Ataca a pessoa que apresentou um argumento e não o argumento apresentado.
A tática funciona porque ao atacar a pessoa e não o argumento, pode-se desestabilizá-la emocionalmente, ficando ela tentada a ceder.
Veja também: Tática da Chantagem, Tática da Intimidação, Tática da Ameaça, Tática da Culpabilização.
Efeitos Desejados
Inicie a jornada do negociador para conhecer os efeitos desejados desta tática!
Riscos em sua Aplicação
Inicie a jornada do negociador para conhecer os riscos do uso desta tática!
Casos de Uso da Tática do Ataque Pessoal
- Um comprador está negociando a aquisição de determinada mercadoria de uma grande empresa e, ao verificar que há um negociador concorrente, ataca a pessoa deste alegando que frauda licitações e por isso consegue oferecer esse preço “vantajoso”.
- Numa negociação de acordo de alimentos, durante um processo de divórcio, a ex-mulher ataca pessoalmente o ex-marido alegando infidelidade, sonegação fiscal, transtorno de personalidade.
Como Neutralizar a Tática do Ataque Pessoal
Inicie a jornada do negociador para saber como neutralizar esta tática!