Definição
Na tática da culpabilização uma das partes atribui erro ou culpa ao outro, responsabilizando-o, a fim de obter ou neutralizar uma vantagem.
Como Funciona
O negociador busca apontar erros e tornar o outro responsável por situações desagradáveis, ou por qualquer resultado problemático. Tenta acionar no outro um sentimento de ter cometido erro ou causado mal a alguém, para que se sinta responsável pelo problema ou conflito e ficar propenso a reparar, cedendo ou oferecendo reparação. A culpabilização tem o intuito de obter alguma concessão ou neutralizar uma vantagem do outro.
A Tática da Culpabilização funciona porque, ao ativar a responsabilização, gera no outro sentimento de erro ou culpa e pela situação, que ficará tentado a ceder. Culturalmente, o erro e o pecado têm muito peso.
Efeitos Desejados
Seja um membro assinante para conhecer os efeitos desejados desta tática!
Riscos em sua Aplicação
Seja um membro assinante para conhecer os riscos do uso desta tática!
Casos de Uso da Culpabilização
- Negociação de partilha em inventário: “Você nunca foi presente enquanto o pai estava vivo e agora quer ficar justamente com a casa onde ele morava e você não tinha nenhum apreço por ela”.
- Negociação de dissolução societária: “Se você não tivesse assinado aquele contrato, não teríamos perdido tanto dinheiro e tido aquele déficit”.
Como Neutralizar a Tática de Culpabilização
Seja um membro assinante para saber como neutralizar esta tática!