Como negociar múltiplas propostas de trabalho?

Saiba como negociar múltiplas propostas de emprego

Costumo defender que dominar a arte da negociação é uma habilidade fundamental na vida adulta. Eis aqui uma aplicação prática: como negociar múltiplas propostas de trabalho?

Negociar múltiplas propostas: em um mar de oportunidades, qual escolher?

Imagine-se navegando em um oceano de oportunidades, onde as ondas trazem à sua praia não uma, mas várias propostas de trabalho cintilantes. Neste cenário raro e auspicioso, a arte da negociação se torna sua bússola para navegar rumo ao sucesso. Aqui está uma história reimaginada de como você pode orquestrar essa sinfonia de ofertas para maximizar seus ganhos com transparência e sabedoria ao negociar múltiplas propostas de trabalho.

Em uma encruzilhada de carreiras, onde você é o protagonista, cada escolha é um passo em direção ao seu destino profissional. Você, munido de múltiplas propostas, deve primeiro olhar para dentro e perguntar: “Quais são os tesouros que busco?” Seja o ouro do salário, as joias dos benefícios, ou o equilíbrio sagrado entre trabalho e lazer, defina o mapa do seu tesouro com pontos inegociáveis claros.

Primeiro passo: conheça o seu valor

O ponto de partida de qualquer negociação é o autoconhecimento, que neste caso levará à compreensão do seu valor. Ele é muito maior do que as características técnicas, muito bem relatadas no seu currículo. Envolve métricas intangíveis, como por exemplo a capacidade de ser plug & play – ou seja, se conectar e integrar rapidamente a um time, sem necessidade de “programas de instalação”.

Em um mundo onde pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas e demitidas pelo comportamento, isso faz toda a diferença.

Segundo passo: que tesouro as múltiplas propostas escondem?

Em sua jornada, descubra os tesouros escondidos. Não são apenas os números que contam a história completa: são as culturas vibrantes das empresas, as oportunidades de crescimento como ilhas desconhecidas esperando para serem exploradas, e o ambiente que ressoa com sua alma. Escute as histórias dos marinheiros que vieram antes de você – as impressões deixadas pelas pessoas que conduziram suas entrevistas. Negociar múltiplas propostas de trabalho simultaneamente cria um senso de comparação que deve ser usado ao seu favor.

Dessa forma, quando chegar a hora de negociar, esteja pronto para fazê-la com a dignidade de um capitão que conhece o valor de sua tripulação. Se uma oferta não içar todas as velas de suas necessidades, comunique com clareza e baseie suas negociações em fatos tão sólidos quanto o convés de um navio – a média salarial do mercado e os benefícios oferecidos por outras frotas.

Terceiro passo: a negociação acontece

Tendo como referência não apenas a média de mercado, mas principalmente o diferencial que você pode oferecer para o contratante (benefícios), estabeleça uma âncora para as negociações.

Dessa forma, use exemplos de realizações, depoimentos e dados concretos para embasar sua argumentação. Gatilhos mentais como da Prova Social e Autoridade auxiliam demais nessa tarefa!

Aqui vale uma observação: valores baixos comunicam não apenas desempenho inferior, mas necessidade de fechar logo um acordo. Dessa forma, seja cuidadoso ao fazer sua abertura e tenha margem suficiente para, em caso de concessões, ainda continuar preservando o seu valor.

Então fica a dica: ao negociar, empregue as demais propostas para cultivar sua autonomia decisória para sair do jogo de “puxa-empurra” de valores.  São elas que permitem abandonar uma negociação que não atende suas expectativas de valor.

Além disso, tenha em mente que o que é escasso transmite ideia de valor e dispara o gatilho da urgência. Dessa forma, mostrar que analisa mais de uma proposta tem a vantagem de mostrar, ainda que indiretamente, que há outros “brigando pelo seu passe”. Isso aumenta a percepção do seu valor.

Passo final: o valor do tempo

O tempo é um oceano vasto, e se precisar de mais dele para ponderar sobre as rotas, não hesite em pedir. Os empregadores que merecem seu leme e vela entenderão que uma decisão ponderada é melhor do que uma escolha apressada – aliás, no fundo eles esperam que você aja assim quando estiver em seu time.

Ademais, analise propostas longe do “calor da batalha” da mesa de negociação. Isso nos torna mais racionais e equilibrados.

Por fim, navegue com confiança e transparência. Confie em sua bússola interna e tome uma decisão informada. Comunique sua escolha aos recrutadores com a sinceridade de um diário de bordo e sempre lance uma garrafa ao mar com uma mensagem de gratidão pela oportunidade.

Gostou do tema? siga-nos para ter acesso a mais conteúdos.

Home Page: https://clubedenegociadores.com

Instagram: @clube.de.negociadores

LinkedIn: Clube de Negociadores

Qual a probabilidade de você recomendar este post?

Deixe sua avaliação!

Classificação média 5 / 5. Recomendação: 6

Seja o primeiro a avaliar esse conteúdo.

Que pena que não gostou do conteúdo!

Deixe-nos melhorá-lo!

O que podemos melhorar para deixar você feliz?

Compartilhe nas redes:

Aproveite a PROMO de Black Friday 🔥 40% OFF 🔥

Logo Clube Assinatura
dias
horas
min
seg

Conteúdos relacionados

Torne-se membro do Clube e tenha acesso à

Jornada do NEGOCIADOR

Diagnóstico de perfil

Conheça
seu Perfil de Negociação

Realize o questionário gratuitamente e veja como seu estilo para lidar com conflitos afeta o resultado de suas negociações.