Definição
Tática Recusa em Negociar consiste na recusa do Negociador em negociar determinado tema ou mesmo o objeto principal da negociação.
Como Funciona
O Negociador decide não participar da negociação, por não ser de seu interesse negociar o todo ou determinado tema. Com isso, a contraparte fica totalmente sem referência de como dar sequência à negociação.
A recusa em negociar bloqueia a comunicação sobre determinado tema, deixando a contraparte sem opções para atender os seus interesses.
Antes de considerar esse comportamento como uma tática, verifique se a recusa não está relacionada com o perfil do negociador, ou algum outro motivo real que limite as ações dele.
Efeitos Desejados
Inicie a jornada do negociador para conhecer os efeitos desejados desta tática!
Riscos em sua Aplicação
Inicie a jornada do negociador para conhecer os riscos do uso desta tática!
Casos de Uso da Tática Recusa em Negociar
Três irmãos estavam em conflito por uma partilha de bens. Um dos filhos se recusava a negociar a divisão dos imóveis que faziam parte do patrimônio da família, pois com a morte do pai, esse filho ficou morando na melhor casa que a família possuía, e quanto mais demorasse o processo de inventário, mais tempo ele poderia usufruir da casa. Com isso, foi necessário que os outros dois irmãos se unissem, para conseguir acelerar o processo de inventário.
Na literatura encontra-se o caso de Edith Macefield, uma viúva de 84 anos, cuja casa de sua propriedade estava localizada em um quarteirão que seria demolido para construir um shopping. A proprietária não aceitou vender a casa nem por 1 milhão de dólares, oferta final proposta pela construtora, que teve que alterar o projeto original para finalizar o shopping.
Como Neutralizar a Tática Recusa em Negociar
Inicie a jornada do negociador para saber como neutralizar esta tática!