Tática do Salame

Definição

A tática do Salame consiste em apresentar as demandas aos poucos, “em fatias”, para não assustar a contraparte com a totalidade e a quantidade das solicitações.

Outros nomes: tática do comer pelas beiradinhas, negociar por etapas, Jack o estripador e sopa de pedra.

Como Funciona

Na tática do salame, o negociador apresenta as suas demandas aos poucos, separadamente, “em fatias”, para não assustar a contraparte com a totalidade e quantidade das solicitações.

A ideia é dar a impressão de que está apresentando poucas e aceitáveis demandas, despertando uma atitude favorável na contraparte, que certamente não concordaria com o acordo se recebesse, de início, a solicitação integral.

A tática do salame se diferencia da tática de demandas crescentes na medida em que na primeira o fundamento é não assustar a contraparte, fazendo a demanda parecer menor do que ela realmente  é, para facilitar a sua aceitação; na segunda, são apresentadas novas demandas a cada rodada, modificando os itens inicialmente acordados como exigência para o acordo. (SIAMAR, 2016; XAUSA, 2012).

A tática funciona porque, ativando o viés da ancoragem, ancora a mente da contraparte na proposta inicial, influenciando a percepção sobre a real solicitação. Ao apresentar as demandas de forma fracionada e gradual, passa a falsa impressão de que elas são bem menores do que na realidade são e, portanto, podem ser mais facilmente aceitas. Pode ativar, também, os vieses do custo afundado, do apoio à escolha, do ponto cego e da aversão à perda, fazendo com que a contraparte continue na negociação mesmo depois que as demais “fatias” forem apresentadas.

Ver também as táticas: demandas crescentes e pacote de demandas.

Efeitos Desejados

Seja membro do Clube de Negociadores para conhecer os efeitos desejados  desta tática!

Riscos em sua Aplicação

Seja membro do Clube de Negociadores para conhecer os riscos do uso desta tática!

Casos de uso da Tática do Salame

Uma negociação imobiliária que inicialmente é calculada como sendo somente o valor do imóvel e depois aparecem acrescidas as despesas de ITBI, corretagem, imposto sobre lucro imobiliário, custos de cartório, pendências de condomínio etc.

Um trabalhador, que após negociar o seu período de férias, passa a solicitar a inclusão junto a este período de datas de compensação de banco de horas, vindo a se ausentar bem mais do que havia sido previsto inicialmente.

Uma viagem, que inicialmente é orçada em passagens e estadia,   depois é acrescida de seguro viagem, passeios e alimentação.

Uma reforma em um prédio, em que o empreiteiro apresenta um orçamento e depois vai agregando outros itens fora do negociado, tais como:  canos e fios a substituir, materiais necessários, dias a mais trabalhados etc.

Como neutralizar a Tática do Salame

Seja membro do Clube de Negociadores para saber como neutralizar esta tática!

Qual a probabilidade de você recomendar este post?

Deixe sua avaliação!

Classificação média 5 / 5. Recomendação: 2

Seja o primeiro a avaliar esse conteúdo.

Que pena que não gostou do conteúdo!

Deixe-nos melhorá-lo!

O que podemos melhorar para deixar você feliz?

Compartilhe nas redes:

Aproveite a PROMO de Black Friday 🔥 40% OFF 🔥

dias
horas
min
seg

Conteúdos relacionados

Domine a Arte da Negociação com o Livro Jogada de Mestre

As 48 mais poderosas táticas de negociação

Diagnóstico de perfil

Conheça
seu Perfil de Negociação

Realize o questionário gratuitamente e veja como seu estilo para lidar com conflitos afeta o resultado de suas negociações. 

Falta pouco para você adquirir seu exemplar...

Aceitação(obrigatório)