Tática do Salame

Clube de Negociadores - Tática do Salame

Definição

A tática do Salame consiste em apresentar as demandas aos poucos, “em fatias”, para não assustar a contraparte com a totalidade e a quantidade das solicitações.

Outros nomes: tática do comer pelas beiradinhas, negociar por etapas, Jack o estripador e sopa de pedra.

Como Funciona

Na tática do salame, o negociador apresenta as suas demandas aos poucos, separadamente, “em fatias”, para não assustar a contraparte com a totalidade e quantidade das solicitações.

A ideia é dar a impressão de que está apresentando poucas e aceitáveis demandas, despertando uma atitude favorável na contraparte, que certamente não concordaria com o acordo se recebesse, de início, a solicitação integral.

A tática do salame se diferencia da tática de demandas crescentes na medida em que na primeira o fundamento é não assustar a contraparte, fazendo a demanda parecer menor do que ela realmente  é, para facilitar a sua aceitação; na segunda, são apresentadas novas demandas a cada rodada, modificando os itens inicialmente acordados como exigência para o acordo. (SIAMAR, 2016; XAUSA, 2012).

A tática funciona porque, ativando o viés da ancoragem, ancora a mente da contraparte na proposta inicial, influenciando a percepção sobre a real solicitação. Ao apresentar as demandas de forma fracionada e gradual, passa a falsa impressão de que elas são bem menores do que na realidade são e, portanto, podem ser mais facilmente aceitas. Pode ativar, também, os vieses do custo afundado, do apoio à escolha, do ponto cego e da aversão à perda, fazendo com que a contraparte continue na negociação mesmo depois que as demais “fatias” forem apresentadas.

Ver também as táticas: demandas crescentes e pacote de demandas.

Efeitos Desejados

Inicie a  jornada do negociador para conhecer os efeitos desejados  desta tática!

Riscos em sua Aplicação

Inicie a  jornada do negociador paraconhecer os riscos do uso desta tática!

Casos de uso da Tática do Salame

Uma negociação imobiliária que inicialmente é calculada como sendo somente o valor do imóvel e depois aparecem acrescidas as despesas de ITBI, corretagem, imposto sobre lucro imobiliário, custos de cartório, pendências de condomínio etc.

Um trabalhador, que após negociar o seu período de férias, passa a solicitar a inclusão junto a este período de datas de compensação de banco de horas, vindo a se ausentar bem mais do que havia sido previsto inicialmente.

Uma viagem, que inicialmente é orçada em passagens e estadia,   depois é acrescida de seguro viagem, passeios e alimentação.

Uma reforma em um prédio, em que o empreiteiro apresenta um orçamento e depois vai agregando outros itens fora do negociado, tais como:  canos e fios a substituir, materiais necessários, dias a mais trabalhados etc.

Como neutralizar a Tática do Salame

Inicie a  jornada do negociador para saber como neutralizar esta tática!

Qual a probabilidade de você recomendar este post?

Deixe sua avaliação!

Classificação média 5 / 5. Recomendação: 2

Seja o primeiro a avaliar esse conteúdo.

Que pena que não gostou do conteúdo!

Deixe-nos melhorá-lo!

O que podemos melhorar para deixar você feliz?

Compartilhe nas redes:

Aproveite a PROMO de Black Friday 🔥 40% OFF 🔥

Logo Clube Assinatura
dias
horas
min
seg

Conteúdos relacionados

Torne-se membro do Clube e tenha acesso à

Jornada do NEGOCIADOR

Diagnóstico de perfil

Conheça
seu Perfil de Negociação

Realize o questionário gratuitamente e veja como seu estilo para lidar com conflitos afeta o resultado de suas negociações.  

Logo Clube de Negociadores

Falta pouco para você adquirir seu exemplar...

Aceitação(obrigatório)