Definição
A Tática da Mentira Objetiva consiste em mentir por má-fé sobre o objeto ou qualquer outro elemento da negociação com a intenção de enganar e causar prejuízo à contraparte.
Como Funciona
Na tática da mentira objetiva, o negociador utiliza má-fé para enganar deliberadamente a contraparte sobre o objeto ou qualquer outro elemento da negociação que venha a causar prejuízos à outra parte. A tática é considerada um truque não-ético, podendo ser enquadrada criminalmente (como estelionato ou crime contra o consumidor, por exemplo).
A tática funciona porque alguns negociadores não têm condições de verificar todas as informações colocadas na mesa de negociação, seja por falta de tempo ou por dificuldade de acesso à fonte original da informação, fazendo com que tenham que acreditar na palavra de quem aplica a tática.
A mentira objetiva não deve ser confundida com o Blefe de Negociação, Tática que consiste em iludir a contraparte, dentro do processo de negociação, a fim de alcançar um resultado desejado.
Efeitos Desejados
Inicie a jornada do negociador para conhecer os efeitos desejados desta tática!
Riscos em sua Aplicação
Inicie a jornada do negociador para conhecer os riscos do uso desta tática!
Casos de Uso da Tática da Mentira Objetiva
Uma expressão que tipifica essa tática é a de “vender gato por lebre”. Uma pessoa vende um artigo, gerando uma expectativa na outra parte, mas entrega outro, de menor valor ou qualidade, embolsando a diferença.
Como Neutralizar a Tática da Mentira Objetiva
Inicie a jornada do negociador para saber como neutralizar esta tática!
Exemplo de Aplicação
Neste trecho do filme Altos Negócios, os atores principais utilizam a tática da mentira objetiva para enganar uma série de consumidores, durante uma atividade de comercialização e imóveis.