Como Tomar Decisões Estratégicas na Negociação

Caso Open AI - Clube de Negociadores

Parte 1 – Identifique o seu real Poder

Não é de hoje que falo que TODOS deveriam conhecer com profundidade os fundamentos da arte de negociar, dado que esse tema é quase onipresente na nossa vida pessoal e profissional. Seu desconhecimento traz inúmeros infortúnios – dentre eles, o esgarçamento das relações e a obtenção de resultados muito aquém daquilo que seria possível.
Vamos entender isso em três atos que aconteceram e foram notícia nos últimos dias.

1º Ato: Demissão (já revertida) de Sam Altman, CEO da Open AI.

Caiu como uma bomba: no dia 17 de novembro a Open AI, empresa pioneira no desenvolvimento de ferramentas amplamente utilizadas em Inteligência Artificial (IA), demitiu seu cofundador e CEO Sam Altman. A decisão teve como pano de fundo as discordâncias entre Altman e o cientista-chefe (e também cofundador da empresa) Ilya Sutskever sobre como manter a IA segura e lucrar com ela. 

Altan vivia em permanente conflito com o Conselho de Administração, especialmente Sutskever, sobre questões como a velocidade de desenvolvimento das IA generativas versus medidas para reduzir possíveis ameaças / danos ao público. Altman, aliás, já tinha se pronunciado a respeito dessa preocupação no passado, sendo inclusive um dos signatários de uma carta sobre os riscos que a tecnologia trazia e que ela poderia levar à extinção da humanidade.

O anúncio da demissão foi acompanhado da justificativa de que o Conselho havia perdido a confiança na capacidade de liderança de Altman e que ele não havia sido consistentemente franco com o grupo em suas comunicações.

O ato inusitado gerou resultados quase imediatos: Greg Brockman, presidente do conselho e outro cofundador da empresa, decidiu deixar a empresa. Em uma postagem na rede social X (antigo Twitter), Brockman escreveu que “com base nas notícias de hoje, eu desisto”. Mas o caso não parou por aí.

No curto espaço de tempo de 5 dias, quase todos dos mais de 700 funcionários da empresa assinaram uma carta ameaçando um pedido de demissão coletiva em protesto. A Microsoft, por sua vez, agiu ainda mais rápido e contratou Sam Altman para liderar um novo projeto de IA.

O pulo do gato? A Microsoft é a maior investidora da OpenAI, já tendo aportado nela mais de U$ 10Bi! Seu próprio valor de mercado aumentou em U$ 1 Tri (isso mesmo, 1 trilhão de dólares!) depois de investir na OpenAI.

O resultado? A Big Tech pressionou o conselho para que Altman voltasse ao comando, alegando dentre outros pontos que não haviam sido informados daquele movimento. Mais? TODOS os membros do conselho que votaram pela saída de Altman foram DEMITIDOS. Os 3 restantes começarão a se movimentar para formar um novo board, que deverá ter a própria Microsoft – e o próprio Altman – como membros.

Resumindo? O famoso “parece que o jogo virou!”

O que aprendemos aqui? seja na vida pessoal ou profissional, é fundamental que se faça uma leitura correta do Poder de Influência antes de tomar decisões – principalmente aquelas que se mostram mais contundentes. 

Ao que parece, o conselho não mapeou (ou o fez de forma deficiente) as relações existentes antes de tomar uma decisão de grande impacto. Esse mapeamento identificaria os funcionários – e especialmente a Microsoft – como players de extrema relevância no jogo. Sequer informar o principal investidor previamente da situação que pretendia criar mostrou-se um equívoco grosseiro que gerou uma guinada de 180º na empresa.

Qual a probabilidade de você recomendar este post?

Deixe sua avaliação!

Classificação média 5 / 5. Recomendação: 7

Seja o primeiro a avaliar esse conteúdo.

Que pena que não gostou do conteúdo!

Deixe-nos melhorá-lo!

O que podemos melhorar para deixar você feliz?

Compartilhe nas redes:

Aproveite a PROMO de Black Friday 🔥 40% OFF 🔥

Logo Clube Assinatura
dias
horas
min
seg

Conteúdos relacionados

Torne-se membro do Clube e tenha acesso à

Jornada do NEGOCIADOR

Diagnóstico de perfil

Conheça
seu Perfil de Negociação

Realize o questionário gratuitamente e veja como seu estilo para lidar com conflitos afeta o resultado de suas negociações.  

Logo Clube de Negociadores

Falta pouco para você adquirir seu exemplar...

Aceitação(obrigatório)