Algumas consequências de uma melhor gestão do stress através do mindfulness é não somente o bem-estar, mas principalmente o aumento da consciência. Este mundo em vivemos, repleto de estresse e de mudanças, também é descrito por Yuval Noah Harari em seu livro 21 Lições para o Século XXI.
O historiador atribui a intensa complexidade e incerteza da vida moderna ao rápido aumento da Inteligência Artificail, que reduziu drasticamente nossa clareza na hora de tomar decisões. Segundo Harari, uma saída é desenvolver a autoconsciência, sendo o mindfulness e a meditação as principais ferramentas utilizadas e recomendadas pelo autor esse desenvolvimento.
Para isso, estamos aqui para mostrar que é possível prosperar neste mundo cada vez mais incerto e complexo (também descrito pelas siglas VUCA, VUCAH e BANI), trabalhando nossa adaptabilidade por meio do maindfulness, do treinamento mental e das habilidades comportamentais do futuro profissional.
O Mindfulness e o mundo em que vivemos
Mas primeiro, vamos tentar melhorar nossa compreensão deste mundo em que vivemos e como o mindfulness pode pode nos ser útil. A sigla V.U.C.A. foi cunhada pelo U.S. Army War College, na década de 1990, para se referir a um mundo cada vez mais Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. A variação V.U.C.A.H. inclui um H que, segundo algumas escolas, remete à Hostilidade, enquanto outras o consideram como Hiperconectividade. Por fim, há a sigla mais recente, BANI, criada pelo antropólogo e futurista Jamais Cascio para se referir a um mundo definido por Fragilidade, Ansiedade, Não-linearidade e Incompreensibilidade.
O Programa Mindfulness nos traz habilidades para vivermos com esta nova cenário, muito mais preparados a lidar com as situações…
Nesse contexto, o mindfulness nos faz observar que as mudanças ocorrem tão rapidamente que algumas pessoas e empresas simplesmente não têm agilidade suficiente para acompanhar o ritmo das mudanças; sem flexibilidade, isso resulta em fragilidade e incapacidade de sobreviver.
Além disso, vivemos em um mundo cada vez mais conectado, onde o acesso constante a redes de pessoas e informações faz com que percamos a noção das repercussões que isso tem em nossas vidas, e como cada escolha pessoal impacta a vida de inúmeros outros, às vezes aqueles que vivem muitos quilômetros longe. Essa complexidade nos impede de atribuir um efeito a uma única causa, eliminando qualquer linearidade de nossa compreensão de pessoas e processos.
No nosso programa de Mindfulness vamos ver que a realidade pode começar a parecer ainda mais incompreensível à medida que as sociedades em que vivemos se tornam cada vez mais diversificadas em termos de estilo de vida, cultura e religião, com tantas perspectivas diferentes inibindo ainda mais nossa comunicação e gerando mal-entendidos, que podem ter resultados imprevistos e muitas vezes indesejados.
A pandemia do COVID-19 só serviu para aumentar a volatilidade, a incerteza, a ansiedade e a fragilidade. Devido à pandemia, o cenário mundial se transformou como nunca antes, resultando em mudanças drásticas na vida das pessoas e empresas. No entanto, as empresas ou profissionais que puderam ver as novas oportunidades que surgiram nesse mesmo intervalo de tempo prosperaram.
Isso nos permite entender como certas habilidades, quando treinadas por exemplo no nosso Programa de Mindfulness , nos ajudarão a produzir bons resultados, apesar de vivermos em uma realidade aparentemente caótica. Então, como podemos prosperar e viver bem em um mundo cada vez mais incerto e complexo?
Habilidades para viver em um cenário complexo
Das 15 habilidades citadas na 3ª edição do Relatório Future of Jobs 2025 do Fórum Econômico Mundial (lançado em 2020), nove (as destacadas abaixo em negrito) podem ser desenvolvidas por meio deste programa de Mindfulness…
- Pensamento analítico e inovação
- Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
- Solução de problemas complexos
- Pensamento crítico e análise
- Criatividade, originalidade e iniciativa
- Liderança e influência social
- Uso de tecnologia, monitoramento e controle
- Projeto e programação de tecnologia
- Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
- Raciocínio, resolução de problemas e ideação
- Inteligência Emocional
- Solução de problemas e experiência do usuário
- Orientação de serviço
- Análise e avaliação de sistemas
- Persuasão e negociação
Como trabalhar essas habilidades
Se você que trabalhar essas habilidades, dispomos de um programa de Mindfulness, composto por cinco módulos ativos de aprendizagem que visam desenvolver o autoconhecimento, o bem-estar mental e outras habilidades comportamentais do profissional do futuro.