Blog de Negociação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

5
(1)

Como partir do zero e se tornar uma referência em negociação?

Recentemente vivenciamos uma conquista que merece nosso respeito e admiração. Essa conquista mostra que é possível partir do zero e se tornar uma referência na área da negociação.

O Início

Um grupo de estudantes da PUC Campinas se reuniu com o objetivo de participar de um meeting de Negociação, uma competição conduzida em diversas etapas, em que as equipes participantes devem negociar entre si, avaliadas por uma banca, que atribui pontos a seu desempenho. A primeira parte do evento envolvia 16 equipes da Região Sudeste, berço das mais renomadas instituições de direito do país.

O grupo não tinha conhecimento prévio de negociação, nem nunca tinha participado de um evento como esse, mas possuía muita vontade de aprender. O desafio era imenso, pois como poderiam querer ter um bom resultado ao participar de um meeting de negociação, competindo com equipes de faculdades tradicionais e já experientes nessa área? 

O papel do Coach de Negociação

Nesse momento entrou em cena outro importante personagem: Victor Mendes. Victor se juntou no ano passado ao Clube de Negociadores. Realizou o Treinamento de Técnicas de Negociação, tendo-se destacado como um dos mais brilhantes alunos. Ao final do treinamento ele se tornou Instrutor Oficial do Clube de Negociadores, e a providência fez com que fosse convidado para ser o treinador daquele grupo de jovens que desejava participar do meeting de negociação. Victor e outros dois advogados dedicaram seu tempo e energia para treinar os jovens competidores. Empregou toda a metodologia do Clube de Negociadores, que disponibilizou aulas, exercícios e ferramentas para o aprendizado, como o Canvas de Negociação, além da assessoria de outro de nossos brilhantes instrutores oficiais, Edilson Farias, que contribuiu decisivamente com suas sugestões e análises.

Depois de muito treinamento, a equipe estava preparada. Nos momentos finais, antes da competição, empregaram as técnicas de gestão de emoções disponibilizadas pelo Clube, muito bem ensinadas por nosso instrutor Victor Mendes. Havia três rodadas pela frente.

A Competição

Na primeira rodada negociaram da mesma forma como haviam treinado. A equipe tinha feito o dever de casa e se preparado utilizando como uma das ferramentas o Canvas de Negociação do Clube de Negociadores. Durante toda a negociação dominaram a comunicação, estiveram à frente nas propostas, mantiveram o bom relacionamento e usaram muito bem a criatividade para superar os obstáculos.

Veio a segunda rodada. A outra equipe parecia não querer negociar. Parecia que se escondia por trás de uma tática conhecida como muro de pedra, mas o grupo da PUC soube contornar a situação e chegar a um acordo, apesar de não ter sido o ideal, conforme suas expectativas.

Na última rodada, a equipe não estava tão confiante, em função do resultado da rodada anterior, mas mais uma vez mantiveram o foco e o equilíbrio e dominaram as conversações e argumentações, chegando a um excelente acordo.

O resultado

O desfecho não poderia ser diferente. Ficamos muito orgulhosos com o resultado obtido pelo Grupo de Estudo em Mediação e Negociação da PUC Campinas, que conquistou o terceiro lugar na Região Sudeste e se classificou para o Meeting Nacional. O sonho havia sido conquistado. Aqueles jovens haviam se tornado negociadores e conquistado um lugar de destaque entre as grandes equipes.

Em paralelo, o brilho de uma nova estrela entre os instrutores de negociação havia surgido e se firmado pela primeira vez: parabéns, Victor Mendes. Sua dedicação incondicional, seu conhecimento e sua experiência prática em negociações nacionais e internacionais certamente contribuiu para o brilhante resultado alcançado.  

E o que nos deixa muitíssimo orgulhosos, em nossa humilde contribuição para essa grande conquista: a metodologia do Clube de Negociadores, mais uma vez, mostrou que pode produzir efetivos  resultados, permitindo que jovens alunos partissem do zero e se tornassem referências como negociadores.

Estamos todos muito felizes, pois em outras palavras: “Arrebentamos a boca do balão”.

Qual a probabilidade de você recomendar esta atividade?

Deixe sua avaliação!

Classificação média 5 / 5. Contagem de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esse coteúdo.

Você gostou deste conteúdo?

Compartilhe-o com seus amigos!

Que pena que não gostou do conteúdo!

Deixe-nos melhorá-lo!

O que podemos melhorar para deixar você feliz?

CATEGORIAS

Pesquise por Categoria

PRÓXIMOS EVENTOS

ÚLTIMOS ARTIGOS

Inscrever-me
Notifique-me
1 Comentário
1
0
Seu comentário é muito importante.x
()
x

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência possível em nosso website. Se continuar a navegar pelo Clube de Negociadores entenderemos que você está de acordo com seu uso.