Táticas de Negociação

Definição

A Tática Policial Bom & Policial Mau consiste em encenação feita por dois negociadores que se alternam durante a negociação, em que um procura uma postura mais cooperativa e o outro usa um estilo mais competitivo.

Outros Nomes: Mocinho e Bandido, Good Guy, Bad Guy

Como Funciona

Os praticantes da Tática Policial Bom & Policial Mau costumam atuar em dupla. Enquanto um se faz de mau, durão, colocando as posições mais duras, o outro se faz de bonzinho, desejoso de ajudar e de atender aos interesses da outra parte. Essa relação de confiança permite que o bonzinho obtenha informações importantes, enquanto o mau mantém o clima competitivo. O policial mau pode estar presente na mesa de negociação, ou não, só sendo mencionado pelo bonzinho de que o malvado tem regras duras, não vai aceitar aqueles termos, criando a imagem do policial mau para a outra parte.

Usa-se esta tática quando o negociador se mostra razoável na negociação (policial bom) mas diz que uma outra pessoa (policial mau) jamais concordaria. E o policial mau aparece no momento de negociar a proposta, de forma ultrajante e discordando completamente. Só no momento de quase desistirmos, o policial bom aparece pedindo ao malvado para dar uma concessão e assim mostra que está do nosso lado, querendo ajudar a fechar o acordo.

Efeitos Desejados

Inicie a jornada do negociador  para conhecer os efeitos desejados  desta tática!

Riscos em sua Aplicação

Inicie a jornada do negociador  para conhecer os riscos do uso desta tática!

Casos de Uso da Tática Policial Bom & Policial Mau

Durante a reunião de definição das exigências de cada lado, o “policial bom” traz o “policial mau” junto para discussão, e o ” policial mau” grita, mostra-se insultado com a proposta, briga e não aceita o que o outro lado está solicitando. Depois sai da sala, batendo a porta, para que o ” policial bom” possa pedir desculpas, mostrar-se mais sensato, mas dizendo que está de mãos atadas. “Viu a atitude dele? Eu não vou conseguir convence-lo se não conseguirmos alterar essas suas solicitações para algo mais aceitável. Se você puder repensar, eu poderei conversar com ele para convence-lo. Vamos ver juntos o que podemos ajustar melhor?” E assim o ” policial bom” conseguirá concessões do outro lado para chegar mais próximo da sua proposta.

Como Neutralizar a Tática Policial Bom & Policial Mau

Inicie a jornada do negociador  para saber como neutralizar esta tática!

Quer conhecer mais táticas?

Adquira agora mesmo o livro JOGADA DE MESTRE - As 48 mais poderosas táticas de negociação. O livro foi escrito pelo Grupo de Táticas do Clube de Negociadores: Francisco Guirado, Edilson Farias, Victor Mendes, M.Regina Xausa, Rochelle Jelinek, M.Eugênia Cruz e Nilton Maia.

Qual a probabilidade de você recomendar este post?

Deixe sua avaliação!

Classificação média 4 / 5. Recomendação: 4

Seja o primeiro a avaliar esse conteúdo.

Que pena que não gostou do conteúdo!

Deixe-nos melhorá-lo!

O que podemos melhorar para deixar você feliz?

Compartilhe nas redes:

Aproveite a PROMO de Black Friday 🔥 40% OFF 🔥

dias
horas
min
seg

Conteúdos relacionados

Domine a Arte da Negociação com o Livro Jogada de Mestre

As 48 mais poderosas táticas de negociação

Diagnóstico de perfil

Conheça
seu Perfil de Negociação

Realize o questionário gratuitamente e veja como seu estilo para lidar com conflitos afeta o resultado de suas negociações. 

Falta pouco para você adquirir seu exemplar...

Aceitação(obrigatório)