Blog de Negociação

5
(2)

Obrigado por Fumar


  • Duração: 1h 32min
  • Direção: Jason Reitman
  • Elenco: Aaron Eckhart, Robert Duvall, Katie Holmes mais
  • Gênero: Comédia
  • Nacionalidade: EUA

Por que esse filme é importante?

O filme é importante para o estudo da negociação pelos seguintes aspectos:

  • Aborda a perseverança de um negociador para conquistar seus objetivos, apesar da forte oposição sofrida.
  • Aborda a importância de uma boa argumentação para a obtenção de bons resultados na negociação.
  • Aborda a importância de se identificar os interesses ocultos em uma negociação.
  • Aborda a importância da preparação para a obtenção de bons resultados na negociação.
  • Apresenta diversas falácias que devem ser obrigatoriamente reconhecidas em um ambiente de negociação.

Sinopse

Nick Naylor (Aaron Eckhart) é o principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, ganhando a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos. Desafiado pelos vigilantes da saúde e também por um senador oportunista, Ortolan K. Finistirre (William H. Macy), que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarros, Nick passa a manipular informações de forma a diminuir os riscos do cigarro em programas de TV. Além disto Nick conta com a ajuda de Jeff Megall (Rob Lowe), um poderoso agente de Hollywood, para fazer com que o cigarro seja promovido nos filmes. Sua fama faz com que Nick atraia a atenção dos principais chefes da indústria do tabaco e também de Heather Holloway (Katie Holmes), a repórter de um jornal de Washington que deseja investigá-lo. Nick repetidamente diz que trabalha apenas para pagar as contas, mas a atenção que seu filho Joey (Cameron Bright) dá ao seu trabalho começa a preocupá-lo.

O filme mostra como o ator principal consegue negociar em uma situação bastante adversa, defendendo uma ideia com bons argumentos. Deve-se prestar atenção a suas habilidades interpessoais, como a linguagem colaborativa e o questionamento, que facilitam seus relacionamentos e reforçam seu poder de argumentação. Publicamos a seguir uma resenha redigida por Darlen Souza, em administradores.com.

“Argumento é um termo que deriva do vocábulo latim argumentum. Significa o raciocínio que se utiliza para provar ou comprovar uma suposição ou para convencer outra pessoa daquilo que se afirma ou se nega. O filme “obrigado por fumar” demonstra não somente a história sobre a indústria do cigarro, mas sim o impacto disso na sociedade tratando de vários temas como: o tabagismo, ética, carreira profissional (vestir a camisa), politica, família. Mostra a importância da argumentação como fonte de sucesso para se chegar ao ápice da carreira do personagem principal.

Nick Naylor, narrador e protagonista do filme, tem como sua principal ação usar seu poder de persuasão em reuniões ou através de meios de comunicação social para convencer a população de que o cigarro não mata. Ele diz em sua frase de efeito que: “Se argumentar corretamente, nunca estará errado. Se alguém consegue vender cigarros, pode vender qualquer coisa. ”

“Obrigado por fumar” na verdade usa da ironia e sarcasmo de uma forma descomplicada e de fácil entendimento. O filme não tem seu foco principal nos benefícios ou nos malefícios que o cigarro ocasiona, mas sim, da maneira como as informações são manipuladas, o uso correto da palavra, ou seja, a argumentação.

Percebe-se também que esta comédia dramática faz uma crítica descontraída aos lobistas, até mesmo sobre a política interna e imagética das corporações que envolvem empresas de tabaco, álcool e armas, utilizando simbolicamente o trio de amigos compostos por Naylor, Bobby das indústrias de armas e Polly das indústrias de bebidas alcoólicas, o chamado “Esquadrão da Morte”.

É evidenciado a presença de falácias no filme, essas falácias podem apresentar validade emocional, psicológica ou íntima, mas nenhuma validade lógica e pode, em reflexão, ser associada ao cotidiano na realidade. Reconhece-las é uma tarefa difícil mas fundamental pra evitar armadilhas de outrem. Por exemplo no filme, Naylor utiliza o argumento da ignorância quando questionado por uma garotinha sobre a afirmação de sua mãe que o cigarro mata. Ele responde a garotinha que sua mãe não era confiável e que não podia provar tal declaração. Pelo argumento da ignorância ele fez com que a criança acatasse a sua resposta como verdadeira a partir do momento que ela também não é falsa.

Nessa mesma situação, Nick questiona a mesma garota se sua mãe possui algum grau de autoridade, seja ela médica, pesquisadora científica ou etc., para falar sobre o assunto, visto que a mesma não tinha, supostamente não poderia opinar. Assim ele exemplifica o argumento pela autoridade. Não obstante, ainda usa da comparação indevida, comparando o chocolate com o cigarro. “Ora, você acredita que o chocolate faz mal? Como pode o cigarro fazer? ”. Essa falácia despreza as diferenças entre os termos levando a serem iguais.

O longa desmascara não só a indústria do tabaco como também seus coadjuvantes, mostrando os interesses por de trás de suas “ações benéficas”. Atualmente, o cigarro é vendido aqui no Brasil de forma controlada, sem publicidade e em suas embalagens levam mais do que uma simples caveira como aviso sobre seus riscos. Isso porque é muito mais caro para o governo cuidar de uma pessoa que terá que ficar muito tempo em uma Unidade de Tratamento Intensiva.

Outro assunto interessante que o filme mostra é a questão da liberdade de cada um, a importância da argumentação que hoje em dia auxilia muito um profissional a conseguir desenvolver um projeto dentro de uma organização, fazendo assim com que as pessoas reflitam mais sobre tal questionamento e os agentes midiáticos que cada vez mais influenciam as pessoas a consumirem tal produto e formar certas opiniões.

Tal circunstância é caracterizada pelo uso excessivo da comunicação persuasiva, com o intuito de modificar ou manipular as ideias ou ideais de seu público, e gera dúvidas em relação a sua ética de trabalho, pois o mesmo engloba o universo organizacional, na qual diversas instituições – seja do mesmo ramo, ou não – tendem a ruir a imagem institucional uma das outras.

Profissionais como Nick Naylor são como peças chaves para as organizações, pois usando do poder de competência, expõem suas habilidades, visando em melhorias para a sua empresa, tomando decisões e assumindo um papel de serem insubstituíveis em uma organização desde que respeitem os limites desta ferramenta.

A moral do longa metragem pode ser questionável, permite que o receptor interprete de maneira pessoal o que é ético ou antiético, julgando assim, de acordo com os seus pré-conceitos, se adere ou não. Não cabe aqui nesse estudo trazer conclusões do que é correto ou não a se fazer. Na democracia do consumo, entende-se que ninguém força ninguém a comprar nada, apesar de conteúdos apelativos para tal produto. O filme proporciona ao telespectador a oportunidade de conhecer o que está por trás do jogo do mundo corporativo, estabelecendo uma nova visão sobre o tema se torna plausível a partir de estudos fílmicos como este.”

Avaliação

Habilidades Emocionais
4/5
Habilidades Sociais
4/5
Habilidades Comunicativas
5/5
Habilidades Cognitivas
5/5
Habilidades Técnicas
4/5
Questões Éticas
5/5
Abordagem Teórica
1/5

Avaliação Final

O filme é muito bom para verificar na prática o uso de um grande número de habilidades importantes para um negociador, com especial ênfase à de argumentação, tanto na preparação de argumentos, como no reconhecimento de falácias. Também é importante salientar as habilidades de questionamento e de linguagem colaborativa.

Qual sua opinião?

Deixe seu comentário sobre o filme “Obrigado por Fumar”, para que outras pessoas também possam aproveitar seu conhecimento e ponto de vista.

 

Qual a probabilidade de você recomendar esta atividade?

Deixe sua avaliação!

Classificação média 5 / 5. Contagem de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esse coteúdo.

Você gostou deste conteúdo?

Compartilhe-o com seus amigos!

Que pena que não gostou do conteúdo!

Deixe-nos melhorá-lo!

O que podemos melhorar para deixar você feliz?

Roteiro do Artigo

Próximos Eventos

  1. Curso de Fechamento de Vendas

    6 outubro - 3 novembro
  2. A negociação como ferramenta eficaz na Advocacia Resolutiva

    28 outubro @ 17:00 - 18:00 -03
  3. Webinário de Técnicas de Negociação

    4 novembro @ 17:00 - 18:00 -03
  4. A influência do “Dilema das Redes” na Negociação

    18 novembro @ 17:00 - 18:00 -03
  5. Métodos de Negociación e Historias de Negociadores

    16 dezembro @ 17:00 - 18:00 -03
Pesquise por Categoria
Inscrever-me
Notifique-me
1 Comentário
Mais novos
Mais Antigos Mais votados
Diogo
5 meses atrás

Suspeito em descrever minha visão sobre este filme.
No meu mapa mental, todas as escolas de negociação deveriam utilizar o mesmo.
Que conteúdo rico em saber a diferença de argumentar e negociar.
Vale cada segundo assistido.

1
0
Seu comentário é muito importante.x
()
x

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência possível em nosso website. Se continuar a navegar pelo Clube de Negociadores entenderemos que você está de acordo com seu uso.