Blog de Negociação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

0
(0)

Negociação e Mediação como métodos adequados de solução de conflitos ambientais

O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado encontra-se disciplinado no art. 225 da Constituição Federal de 1988. Trata-se de um direito de terceira geração ou dimensão, o qual reveste-se de valores caros à espécie humana, notadamente a solidariedade, ao defender o direito das gerações futuras. O estudo do direito ao meio ambiente deve, ainda, levar em consideração todo o sistema constitucional de direitos, além de tratados e convenções internacionais.

A Sociedade e o meio ambiente

A sociedade contemporânea apresenta uma série de problemas ambientais decorrentes de agentes biológicos e da ação humana, os quais repercutem desde a esfera individual até uma coletividade de pessoas. Nesse particular, destacamos que é de fundamental importância compreender a natureza do conflito a fim de que seja dado o encaminhamento correto.

Registre-se que os conflitos podem ser manejados de múltiplas formas, para além da via adjudicada, de sorte que neste artigo a nossa proposta é conferir especial destaque para a negociação e a mediação enquanto métodos adequados de resolução de conflitos ambientais.

No que concerne aos danos causados à uma coletividade de pessoas, bem como a um grupo de indivíduos é recomendável a utilização da negociação, método de solução de conflitos em que as partes dialogam diretamente, sem a intervenção de um terceiro.

A Resolução nº 118 de 2014 do Conselho Nacional do Ministério Público dispõe sobre a Política Nacional de Incentivo à Autocomposição no âmbito do Ministério Público, recomendando a utilização da negociação nos conflitos em que o Ministério Público atue como parte na defesa de direitos e interesses da sociedade em razão da condição de representante adequado e legitimado coletivo universal.

Em tais casos o Ministério Público atua como “player”, compondo diretamente com o causador do dano, tendo em mira a efetivação de direitos e em observância à lei, vedada a renúncia. O Ministério Público pode se valer, ainda, de soluções extrajudiciais como o Inquérito civil, Termo de Ajuste de Conduta, as Recomendações e Audiências Públicas.

A mediação nos conflitos ambientais

No que concerne à mediação entendemos que a mesma também se aplica a conflitos ambientais. A mediação é um método adequado de solução de conflitos indicado para conflitos multifatoriais e de relação continuada. Através da mediação é possível trabalhar fortalecimento de vínculos, assunção de responsabilidades, inclusive, com o propósito de reparar danos, bem como possibilita a interação de múltiplas partes.

A mediação é um procedimento informal, menos engessado e que permite maior ingerência das partes, sua utilização permite soluções rápidas o que se revela bastante oportuno notadamente no que diz respeito à prevenção de danos. A mediação ambiental é amplamente aceita em países como Estados Unidos e Canadá.

Por fim, ressaltamos que estamos, cada vez mais, envolvidos em conflitos complexos, o que demanda soluções mais rápidas e efetivas, sobretudo considerando a necessidade de resguardar o direito das futuras gerações.

MACELA NUNES LEAL, Advogada, Escritora e Membro da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem e da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB/PI, Mediadora Extrajudicial e Judicial, Advogada Orientadora do Centro Universitário Uninassau, em Teresina-PI, Graduada em Direito e Letras Português, Pós Graduada em Direito e Processo do Trabalho com formação em Magistério Superior, Mestra em Resolução de Conflitos e Mediação. Vice-presidente do Instituto Imediar.

LEONARDO RANIERI LIMA MELO, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI em Teresina-PI e Pós graduando em Direito Público e Privado pela UNIAMÉRICA. Atualmente, escritor, mediador e árbitro extrajudicial, formado pelo curso de formação em mediação e arbitragem da OAB-PI/ESA-PI em parceira com a CMA/DATA América e membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/PI e do Erga Omnes Piauí, produção de cursos de extensão e eventos, jurídicos, universitários e empresariais. Colaborador do Instituto Imediar.

Qual a probabilidade de você recomendar esta atividade?

Deixe sua avaliação!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esse coteúdo.

Você gostou deste conteúdo?

Compartilhe-o com seus amigos!

Que pena que não gostou do conteúdo!

Deixe-nos melhorá-lo!

O que podemos melhorar para deixar você feliz?

CATEGORIAS

Pesquise por Categoria

PRÓXIMOS EVENTOS

ÚLTIMOS ARTIGOS

Inscrever-me
Notifique-me
1 Comentário
Mais novos
Mais Antigos Mais votados
feliperuiz
3 meses atrás

Excelente conteúdo, de grande didática e motivação !

1
0
Seu comentário é muito importante.x
()
x

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência possível em nosso website. Se continuar a navegar pelo Clube de Negociadores entenderemos que você está de acordo com seu uso.